Cultura de Segurança

Cultura de Segurança

O CIFAST - Centro de Investigação, Formação e Assistência à Segurança no Trabalho foi criado com o propósito de implementar uma "Cultura de Segurança" nos trabalhadores e nos locais de trabalho. Fundado em 2002 tornou-se um Centro especializado em Sistemas de Controlo de Segurança e Saúde no Trabalho, prestando serviços de Consultoria, Formação, Auditorias e Controlo de qualidade. Este disponibiliza também produtos e equipamentos de protecção, garantindo parcerias com empresas e associações, com o objectivo de fornecer aos seus clientes tudo o que necessitam para a sua organização, com vista à sua modernização.


SERVIÇOS DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

O CIFAST disponibiliza um conjunto de serviços que têm como o objectivo promover a protecção do trabalhador no seu local de trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho. Nesta área da segurança tem ainda como objectivo identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os trabalhadores.

"Inicialmente, a segurança tinha o propósito de evitar acidentes e doenças profissionais. Sucessivamente, os processos foram sendo aperfeiçoados, as exigências de uma sociedade cada vez mais atenta ao bem-estar e qualidade de vida, foram dando lugar a um outro propósito: integrar e desenvolver processos contínuos de melhoria das condições de trabalho."

Dra. Madalena de Lima | Directora Geral do CIFAST

     
      

SERVIÇOS DE SEGURANÇA E SAÚDE NO ESPAÇO ESCOLAR

O CIFAST acredita numa Cultura de Segurança baseada na prevenção e por isso desde o seu início que aposta em acções de sensibilização no espaço escolar, trabalhando junto de Crianças e Jovens, a par com Associações de Pais, Professores, Técnicos e Auxiliares de Educação.

"A solução para a melhoria da segurança e da saúde na área da educação, bem como em outras áreas, da agricultura à construção, reside em incutir nas pessoas, desde a mais tenra idade, o valor humano e económico da segurança e da saúde. Tal como, a partir da escola primária, se ensina a tabuada como base de cálculos matemáticos mais avançados, também deveriam ser ensinados os conceitos de segurança e saúde, começando pelos princípios básicos e evoluindo para questões de maior complexidade, como a avaliação de riscos, de acordo com a idade das crianças. Em resumo, o ensino da segurança e da saúde deveria ser integrado nos currículos escolares."

Dra. Madalena de Lima | Directora Geral do CIFAST

 

"A forma como um adulto reage a um determinado acontecimento condiciona o sentir e agir das crianças. Se um adulto manifestar alarme, as crianças podem tornar-se mais assustadas. Elas vêem nos adultos a prova de que o perigo é real. Se os adultos sucumbem aos sentimentos de perda, as crianças também a sentem mais intensamente.

O medo é natural, tanto nas crianças como nos adultos. No entanto, os adultos têm a responsabilidade de manter o controlo da situação." 

Dra. Madalena de Lima | Directora Geral do CIFAST


FEIRAS E EVENTOS DE DIVULGAÇÃO DE SERVIÇOS E PRODUTOS

Divulgar a imagem do CIFAST e dos seus serviços tem sido desde sempre uma estratégia e prioridade, num mercado cada vez mais qualificado e competitivo. Pelo que, o CIFAST tem marcado por diversas vezes presença em Feiras e Eventos de divulgação de serviços e produtos, dando como referência a EXPONOR, uma plataforma ideal para se promover, impulsionar e fortalecer a sua imagem, analisar a concorrência, fidelizar e conquistar novos clientes e estreitar o relacionamento com um público comprador altamente qualificado. 


FORMAÇÃO EM SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO

O CIFAST, na qualidade de entidade formadora, tem como um dos seus objectivos preparar os responsáveis e os trabalhadores em geral para o desafio da prevenção e a consequente aplicação das normas de segurança e porque "a Segurança não é obra do acaso", a aposta na formação profissional surge enquanto elemento promotor do desenvolvimento pessoal e profissional dos seus intervenientes.

Por forma a ir ao encontro deste objectivo o CIFAST propõe-se a desenvolver anualmente acções de Formação Inicial, Formação Contínua/Aperfeiçoamento e Formação à Medida dos seus clientes, estendendo à comunidade em geral, com vista a adquirir, aperfeiçoar, actualizar ou reciclar conhecimentos, bem como, competências práticas, atitudes e formas de comportamento dos profissionais, em particular os associados à Segurança e Sáude no Trabalho. Para tal disponibiliza actualmente um vasto leque de conteúdos de formação, concebidos e garantidos por uma equipa especializada, composta por formadores criteriosamente seleccionados, com experiência formativa e know-how em contexto organizacional. 


JORNADAS TÉCNICAS, CONFERÊNCIAS E SEMINÁRIOS

O Centro de Investigação. Formação e Assistência à Segurança no Trabalho é uma entidade que organiza, anualmente, jornadas relacionadas com a Segurança e Saúde no Trabalho, bem como conferências e seminários, paralelamente a outros eventos para os quais é convidado a participar, na qualidade de entidade especializada.

Em 2015 realizou a sua décima quarta edição desta iniciativa, que teve como objectivo instruir as pessoas, empresas e atletas sobre a importância e comportamentos a adoptar na Saúde e Segurança no Desporto.

Ao longo de 14 anos já abordou e interviu nas mais variadas temáticas afectas à Segurança e Saúde no Trabalho, no Espaço Escolar, no Desporto, nos espaços de Construção, nas Forças Policiais, ao nível da Organização da Emergência, da Formação, da Ergonomia, etc.

A sua intenção é acima de tudo a prestação de serviços à comunidade, através da sensibilização do cidadão comum e dos profissionais, para a necessidade de aquisição de comportamentos responsáveis e conscientes ao nível da Segurança e Saúde no Trabalho, bem como, dar a conhecer formas de prevenção, intervenção e resolução de situações de risco.


 

 

 

Desde 2002 a Zelar pela Sua Segurança...

CIFAST é um Centro de Investigação, que se preocupa com a busca de novas soluções para o velho dilema da segurança no trabalho.

É um Centro de Formação, que tem por objectivo preparar os responsáveis e os trabalhadores em geral para o desafio da prevenção e a consequente aplicação das normas de segurança.

É, ainda, um Centro de Assistência à Segurança no Trabalho, que tem por missão avaliar as condições e riscos dos locais de trabalho, elaborar planos de segurança e propostas concretas, para a solução dos problemas identificados e colaborar na implementação dos mesmos.

O CIFAST está ao lado dos empresários, para ajudá-los a aumentar a produtividade nas empresas, através da melhoria das condições de trabalho, o que, simultaneamente, beneficia a qualidade de vida dos trabalhadores.

Todos juntos poderemos contribuir para a prevenção de acidentes, a redução da sinistralidade no trabalho e um maior desenvolvimento da economia das empresas e da paz social no nosso País.

Olhando todos na mesma direcção, formaremos um Portugal melhor e mais seguro.

Dra. Madalena de Lima | Directora Geral do CIFAST